2006-02-19

Tour Irmã Lúcia: "Eu Vou!"

Sem visibilidade, ensopados até aos ossos, apertanto furiosamente os rosários nos dedos, à catanada e à berlaitada aos vizinhos do lado que também tentam pôr-se em bicos de pé para vislumbrar a urna da Irmã Lúcia, disputando epifanias e escolioses, os crentes de Fátima não desarmam.
Os portugueses gostam de concertos e futeboladas. Por isso lá está também Roberto Leal. E chora. E conta histórias de quando quase viu Nossa Senhora na terra natal, Vale da Porca. Quando acabar a trasladação, provavelmente, cantará "Irmã Lúcia, eu estou aqui!", com coreografia.
Fátima Lopes também lá está, como estaria Oprah se irmã Lúcia fosse uma vidente zarolha do Arkansas. E, entre Lopes e Leal, há uma criatura, Maria Luísa, que ninguém sabe muito bem o que lá está a fazer, que fala em directo com a Irmã pela televisão, virando os olhos para ao céu, on acids, quem sabe patrocinada pelo Prozac, com a voz das madrinhas de guerra no Cantinho do Doente.
Cá em baixo, no "pontapé nas costas", no "pontapé na alma", os fieis pedem tudo a Lúcia, desde emprego para o filho até à paz no mundo. A hierarquia celeste tem mais um intermediário a quem fazer petições e subornar com preces. Até aqui se prova que estamos no país da cunha.
Do alto da sua penthouse em condomínio fechado celeste, talvez a Irmã Lúcia seja mais uma satisfeita cliente TV Cabo e os consiga ouvir a todos, em directo. Talvez programe uma tourné, no ano que vêm, para consolar a histeria de massas, o povo que clama por ela. Ela, a freira que tanto, tanto fez pela Nação, lá na clausura da sua cela do Carmelo de Coimbra, de onde só saía para votar e para mexer os pauzinhos para que a Opus Dei viesse para Portugal, segundo palavras do próprio Josémaria Escribá.
É estarem atentos aos cartazes: "Irmã Lúcia, num pavilhão multiusos perto de si."

4 Comments:

Blogger Der Überlebende said...

Genial! Adorei esta tua crónica, identifiquei-me assustadoramente com as tuas palavras, especialmente a parte da utilidade do irmã L, a nossa super-zombie, e o seu relevantíssimo papel pós juventude. Se ela tivesse continuado a dar nos cogumenlos podia ser que alem de ter visto Maria tb tivessemos notícias do Jim Morrisson ou do cabelo do José Cid, vindas directamente lá do lado de lá, fresquinhas fresquinhas como as mentalidades dos tugas, às turras para venerarem a última das pessoas-com-actividade-socio-económica-dedicada-à-pastoricia, porque isto de dizer pastorinhos é pouco dignificador para a classe...

d.u.

11:53 da tarde  
Blogger Bicho d'Ouvido said...

Ufa! Quando vi aqui o comment, pensei que era o Bispo de Setúbal a excomungar-me ou a Directora da Família Cristã.
Obrigada, Berlinde. Gosto de saber que gostaste. :-)

12:06 da manhã  
Blogger Bicho d'Ouvido said...

Adorei a do cabelo do José Cid...

12:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Comento apenas para dizer que partilho o vosso sentimento pela dita transladação.
Que se informe sobre o acontecido, não nego, mas obrigar a horas infindáveis de transmissão em directo... Será que alguém se lembrou que em Portugal nem todos são Católicos Apostólicos Romanos, ou simplesmente "devotos" de Fátima?

1:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home