2006-07-23

Viagem ao Fim da Rua: Zezinha

Zezinha sobe ao quarto de pensão várias vezes por noite; a maior parte das vezes com homens da idade dela, destroços de vida como ela; outras com rapazes com idade para serem netos.
Zezinha queixa-se da garganta, está quase afónica; apanhou uma laringite, ou coisa que o valha, em pleno Julho, de passar as noites ao relento na Praça da Figueira. Veste um saia casaco preto, blusa branca, sapatos pretos de salto alto, toilette impecável. O corpo mirrado, débil, mas inteiro; a expressão doce, doce de avó. As rugas não denunciam nada. A expressão não denuncia nada.
Nos outros rostos das colegas de rua vê-se o ódio, vê-se o medo, o vazio, o nada. Mas Zezinha não é deste mundo e sorri-nos, cumprimenta com beijinhos, faz-nos festas com o olhar. Dá vontade de a levar para casa e de a pôr à lareira, a beber chá.
Zezinha pede a sua parte de preservativos (10) à equipa de rua. Deve chegar para o fim-de-semana. Queixa-se "Não há homens", sempre naquela voz sumida, de fantasma de princesa. Segreda que eles agora são uns porcos que só lhe pedem para fazer o indizível.
Um dia, a filha morreu-lhe. "Ficou transtornada e veio para aqui", contam-me. Já lá vão quantos anos? 50?... "Já é altura de parar com isto, Zezinha, de ir para um lar onde tratem de si..." Mas um lar era a morte para ela. Não, nada disso, nem pensar!
Zezinha tem 77 anos. Vai morrer na Praça da Figueira, palpita-me, a subir as escadas da pensão.
Olha para o relógio: já passa da meia-noite. O alento esvai-se. "Sim, acho que por hoje vou embora...", diz. O mais provável é que fique por aí até às seis ou sete da manhã.
"Haja corpo", escreveu um dia alguém sobre ela.
Haja corpo...

5 Comments:

Blogger Fujiman said...

Tás lá.

8:12 da tarde  
Blogger Preciouzzz said...

muito bonito... gostei!

beijos, muitos

4:49 da tarde  
Blogger Bicho d'Ouvido said...

Queridos:
A zezinha existe, esta história é verdadeira, e depois de falar com ela tive um mini-ataque de choro.

Mandem sempre.

5:02 da tarde  
Blogger Preciouzzz said...

sei, ouvi-te por alto aqui na vizinhança... ;)

6:34 da tarde  
Blogger Fujiman said...

O que não invalida ser uma boa posta.
Eu cá por mim gosto sempre de ler os teus pergaminhos, que só tem pecado por serem poucos. Nós, taurinos, devemos estar infectados pelo Vírus da Parca Autoria.
Mas vamos lá... estamos apenas a criar defesas...

Bjocas, buédas

10:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home