2005-12-10

Paisagem Lunar com Oásis ao Fundo















Serra Cafema é o lugar mais remoto da Namíbia. Aterrar, por lá, no meio do deserto, equivale a uma alunagem, a um passeio na superfície de Marte. As montanhas, ao fundo na foto, já são parte de Angola. Praticamente não há estradas que nos levem lá; o acesso é feito quase exclusivamente de avioneta. O camião de abastecimento faz apenas uma viagem por mês ao lodge, construído lá em baixo, no oásis das margens do rio Kunene (que, por acaso, até está infestado de crocodilos). Da pista de aterragem, que nada mais é que uma planicie de areia e gravilha, até ao lodge vai mais de uma hora de jeep, que quase não se sente.


A Teresa e o Paulo testam os rigores do deserto.

O que leva uma alemã de Munique a mudar-se de armas e bagagens para este sítio esquecido é coisa que muita gente não consegue perceber. Andrea, fê-lo e hoje governa o Lodge de Serra Cafema. Se o intuito era esticar horizontes, aqui deve tê-lo conseguido. O contacto com a a civilização faz-se via satélite e pelos hóspedes selectos que por lá páram.
As regras de segurança são simples em Serra Cafema: nada de banhos de rio ou passeios a menos de três metros das margens, sob pena de servirmos de snack aos crocodilos.
Os bungalows têm todo o conforto e privacidade do mundo. É preciso ter cuidado com alguns mosquitos (nada que se compare a Caprivi, no entanto) e com as grandes aranhas que fazem as suas aparições nocturnas mesmo por dentro dos mosquiteiros que envolvem as camas. Nessa noite, as raparigas ainda andaram numa destemida caçada aos aracnídeos, provando que essa história de histerismo feminino frente a seres de multiplos pares de patas não passa de ficção machista.
À noite, é de perder tempo no terraço ou nas varandas dos quartos, a admirar o fantástico céu estrelado deste sítio único e quase exclusivo. Um previlégio único na vida.


No terraço do lodge os serões são estrelados e tranquilos. Não é preciso mais nada, nem sequer música ambiente. Acompanhem-se meteoritos e constelações com um copo de Amarula e dois dedos de boa prosa. Divino descanso!...


Três miúdas, juntas num bungalow, no meio do Paraíso remoto? É o sonho de qualquer tarado... Foi neste que passámos a noite de 29 de Novembro, não antes de termos encontros imediatos do 3º grau com algumas criaturas de oito patas e ar de poucos amigos


Inezita na varanda, vai formosa p'la verdura. Eram a assim as vistas para as traseiras do nosso quarto.

Serra Cafema ao pôr-do-sol, quase a tocar Angola.