A Cor Púrpura
O Namib tem particularidades a mais para não ser um lugar especial. Dizem que é o deserto mais antigo de todos. Tem as maiores dunas da Terra. E areia vermelha, a perder de vista, por causa do óxido de ferro. O lugar ideal para acabar uma viagem de vida, portanto.
Há elefantes que se adaptaram a viver aqui. Por alguma razão os da Namíbia são tidos como os mais perigosos do planeta. Mas tudo se conjuga, faz sentido. Um velho ditado namibiano diz que aquele é o país que Deus fez com fúria. A gente chega aqui e percebe que sim. Percebe, sobretudo, a beleza que há na fúria divina.
Sossusvlei é o coração do Namib, um vale onde chegam, todos os dias, centenas de jeeps e autocaravanas carregadas de turistas transformados em lagostins à beira da desidratação. Aqui pode sair-se para uma caminhada a pé pelas dunas, nem que seja para perceber que levamos mais de meia hora a fazer um percurso que, normalmente, demoraria 10 minutos. O sol frita neurónios, os pés enterram-se na areia, o suor escalda-te a cara, os outros já lá vão à muito frente. E, sózinha, começas a pensar na vida logo nos primeiros 200 metros de caminhada. Mais meia hora de teste de resistência e ficas a perceber muito bem porque raio os antigos iam para o deserto e voltam de lá profetas: o calor derrete a razão, os olhos estendem-se até ao fim do horizonte e só se avistam um mar vermelho, o silêncio absoluto e total e, por instantes, a ilusão de que nunca mais um telemóvel, nunca mais um som, nada.Abutre em Kulala, ao fim da tarde. O Namib à distância de um bater de asas... com três metros de envergadura.
4 Comments:
Ai, África, mãe África... volta, bicho, estás perdoada...
Volta de lá...
Estás hipnotizada!!!!
VOLTA PARA NÓOÓÓÓÓÓÓSSSS...
DON'T FOLLOW THE LIGHT. STAY AWAY FROM THE LIGHT...
Também tu, Brutus?!...
tu e esta tua escrita fluída, maravilhosa que me deixa cheia de inveja! ;-) ***
Obrigada, miúda. Quem me dera, os adjectivos! Mas não há nada a invejar. Não tanto como as tuas mãozinhas de fada e para posts de encantar.
Enviar um comentário
<< Home