2005-12-10

Entre os Himbas


De manhã, ainda houve tempo para uma missão diplomática à aldeia Himba mais próxima do lodge, antes do voo que nos levaria um pouco mais para sul, até Damaraland.
Os Himbas são um povo de pastores semi-nómadas, um dos menos tocados pelas garras da civilização ocidental. Fixaram-se ali mesmo, nas terras desérticas e montanhas áridas do noroeste do país; algumas tribos passam a fronteira com Angola, ocasionalmente.
Os homens já andam com roupas ocidentais mas as mulheres ainda vestem e pintam o corpo à maneira tradicional. São elas quem mais impressiona, pelo porte altivo, pelo cuidado com os penteados feitos à base de argila, material que também compõe a mistura avermelhada com que untam o corpo para se protegerem do sol. Começam o dia a fumar nuns cachimbos curiosos. As casas em que vivem são feitas de argila e excrementos de gado. Tudo se aproveita...
Depois de meia hora a negociar bugigangas e artesanato com eles, traduzindo do inglês para o dialecto local e vice-versa (não falam inglês nem afrikaans), ouvimos o chefe da aldeia a contar em bom português as peças vendidas: "Um", "Dois", "Três"... Aprendeu "um bocadinho" em Angola, claro.
Moral da história: podes estar no maior fim de mundo, onde Judas se recusou a perder as botas, entre os últimos dos primitivos, com a certeza, porém, que alguém vai perguntar a certa altura: "É para usar já ou quer que embrulhe?"


Toda a gente conhece esta mulher em Serra Cafema. Chamam-lhe "Crocodilé" porque sobreviveu ao ataque de um crocodilo que lhe arrancou parte do peito.

A filha de "Crocodilé"

Duas crianças junto a uma casa himba tradicional

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Porra!! estao sempre a tentar vender merdas, até através de blogs. E que mais?? Isso por ai é sempre a bombar hein??? É muita bicharada junta nao dá para mim...mas deve estar a ser uma experiencia do caraças ( peco desculpa mas as vezes a gramatica adjectivó qualitativa falha-me e so me dá para dizer semi-palavroes, e os acentos tb me falham como já deves ter reparado).

11:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pá! eu estava à espera de pulseiras e colares feitos por toi même lá nas tendas dos nativos. Isso é que eu estava à espera. Que tivesses aprendido a tecer lã de bufalo e fizesses uns coletes de Natal para a malta era o mínimo. Nestlé tá mal! Abaixo a Nestlé....

5:54 da tarde  
Blogger Bicho d'Ouvido said...

O que tu és é uma grandessíssima mal agradecida, fica sabendo! Eu com todos os cuidados a escolher chocolates para as meninas, à falta de doçaria conventual namibiana, a dizer cá para mim "perde o amor a uns rands", e tu queres calhaus do deserto, queres areia vermelha, queres pulseiras em corno de orix, queres camisolas de lã de búfalo tricotadas nas tendas dos nativos... pois sim! E o excesso de bagagem, hã?! E as agressões ambientais?!

6:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Atira-me areia da Namíbia pós olhos atira!... Atafulha-me a boca de bombons enquanto me mostras fotos bíblicas do paraíso! Cruel! Oriz gigante do tamanho de um dedo indicador!!

6:41 da tarde  
Blogger Bicho d'Ouvido said...

O Paraíso, camarada, não tem lojas de souvenires. Deus não compactua com o capitalismo selvagem. Bem-aventurados os pobres de espírito e de posses, porque deles serão as delícias do Éden!

6:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que eu queria era um pedacinho de vento aconchegado num frasquinho para trazer na carteira, uns cálidos grãos de areia que me aquecessem as noites solitárias com as suas histórias de caçadas excitantes, eu só queria vender uns fósforos... mas preciso de me aquecer e está tanto frio.... snif.... sniff, e é Natal! Buáaaaa!!!

6:52 da tarde  
Blogger Bicho d'Ouvido said...

Jogo sujo... Tu jogas baixo, a invocar imagens de menores abandonados e moribundos para reclamares a tua Nossa Senhora de Etosha em plástico florescente, a tua tichérte a dizer "My friend went to Namibia and all he got me was this lousy t-shirt", o teu pratinho de porcelana para pôr em cima do aparador da sala a dizer "Recordação de Caprivi", o teu quadro do Menino Himba que Chora.
Deus não dorme, camarada. A ganância é um pecado mortal e a lã de búfalo é materia prima proveniente de espécie protegida. Se a Greenpeace te caça...

6:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Areia e pedras não são atentado ambiental. Pior que a ganância é a avareza de emoções de quem zombou, zombou de nós, operárias que ficámos a calejar os nossos dedos já feridos nas teclas da fábrica à espera de uns pedaços do Sonho daquela, daquela que partiu à aventura e disse: Não me esquecerei de vós camaradas! O SONHO tinha afinal uma marca, tinha o carimbo do capitalismo selvagem, o SONHO era Nestlé!

7:10 da tarde  
Blogger Bicho d'Ouvido said...

Olha... tenho uma recordação de infância para ti: Fantasias de Natal, outro clássico da Néstle.
"Não, não! O coelhinho foi com o Pai Natal e o Palhaço no comboio ao circo!" Tal como o orix e o hipopótamo!
Era isto ou bombocas!
Estás possuida por um espírito mau, mulher! Um espírito mau e ingrato, diga-se de passagem...
Quando estiveste na Madeira, em vez de me trazeres a cabeça do Alberto João numa bandeja, que era o que eu realmente desejava, trazes-me bolo de mel! Ah pois é!!!! Gostas, gostas?!

7:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh!... verve sanguinária que assoma escassas linhas e bombons depois. Pego então num chocolate e parto, resignada e de cabeça erguida, o SONHO da Nabíbia na retina e o caramelo nos dentes..

7:25 da tarde  
Blogger Bicho d'Ouvido said...

Descola, descola que isso é chato e faz cáries!
Se eu soubesse tinha-te trazido cogumelos ou nabiças selvagens...

7:34 da tarde  
Blogger Dora Rebelo said...

Que linda que é a crocodile!!!!! Que fotografias geniais!!!! Também quero ir à Namíbiaaaaa!!!!!
Percebo aquilo que dizias da imponência do porte dos membros da tribo...vê-se muito bem!!!

10:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home