2005-12-21

Rosie

Um mulherão do caraças, esta Rosie!
Nasceu em Damaraland e era pastora, mas um dia percebeu que queria mais da vida. Começou a trabalhar nos Wilderness Camps da Namíbia como tarefeira, pau para a toda a obra, mas insistia para ir com os guias à séria, nas reservas: queria aprender, pedia que lhe falassem dos elefantes. Um dia meteu na cabeça e fez um curso de ecologia.
Hoje, é guia em Damaraland, trata os "trombas" da reserva por tu, e é uma figura tão respeitada que já a conhecem noutros campos da Namíbia. Periodicamente tem a responsabilidade de fazer relatórios sobre a população de elefantes em Damaraland. A sua boa disposição e sorriso contagiante já são lendários. "Um ser humano maravilhoso", comentou, mais tarde, o J.P., um ex-guia de caça que se rendeu ao turismo eco-sustentado e que encontramos no Deserto do Namib.
Quando conheci a Rosie, ela tentava içar o meu pesado saco de viagem para dentro do jeep, a uma altura de mais ou menos 1,80m. "Espere, não faça isso! Eu ajudo-a", tentei. Mas ela respondeu: "Já estou habituada. Antes, pedia ajuda aos meus colegas homens e eles diziam-me «Rosie, as mulheres emanciparam-se. Tu agora também tens de acartar malas». Tenham lá calma!... Emanciparam-se mas os homens continuam a ter mais força..."
A Rosie sabe o segredo de todos os animais, plantas e e calhaus de Damaraland. Passear com ela por perto é uma aula de História Natural, com a vantagem de ter crescido em Doro Nawas, uma paisagem agreste em que a única solução é mesmo aprender a respeitar o ambiente para retirar dele o melhor.
Como se não bastasse, tem uma voz que é um espanto.
Vamos ter saudades da nossa Rosinha Africana, como lhe chamava a Teresa.