2005-12-14

Damara-Dream-Land


A gente pensa: "Estou no Far, Far West...."
A gente pensa: "O Clint Eastwood vai entrar agora por aquela porta com o Bom, o Mau e o Vilão."
A gente pensa: "Vou derreter circuitos com este calor..."
Mas Damaraland é um deslumbre, com as suas montanhas de planaltos de filme de cowboys em alegre promiscuidade com o Out of Africa.

Tiptoe, o elefante que esteve demasiado perto de mim e me pregou um cagaço de morte

Estamos em território de elefantes, de bandos de avestruzes a correrem como tias loiras histéricas aos saldos, de bandos de babuínos como gangs de assaltantes na Linha de Sintra.
Em Twilfelfountain (A Fonte Duvidosa) há gravuras rupestres com 4 mil anos, de caçadores recolectores que foram mais abaixo, percorrendo a costa, e que desenharam pinguins de Magalhães, focas e baleias à mistura com girafas e elefantes, em grandes lajes de terra vermelha. Eram as lousas dos tempos de escola do Neolítico, provavelmente. Uma sala de aulas na savana. A estrutura turística montada à volta do local das gravuras ainda é deficitária (não há brochuras ou livros ou material didáctico para apresentar e os guias são lentos, chatos e vê-se que estão a fazer um grandioso frete) mas vale pelo pedacinho de História ao ar livre.
E à tarde, a querida Rosie (já apresento esta mulher fantástica mais à frente), a nossa Rosinha Africana, leva-vos de carro para admirar um maravilhoso pôr-do-sol numa colina (levem agasalho, que o ventinho é agreste...), patrocinado por uma bebida qualquer, como diz a cantiga, e desafia-vos as goelas para um serão de cantorias, mais tarde.
Na esplanada de Doro Nawas, ainda com o sol demasiado alto. Lá dizia o outro: "As nossas noites são mais bravas que os vossos dias...."
Na manhã seguinte... penduka às cinco e meia, para ver elefantes. Há uma população residente de cerca de 25, em Damaraland e é preciso uma hora de jeep até chegar a eles. Todos têm nome, posto pela Rosie e até por outros hóspedes do Lodge: eles são o Govenor, a Flora, o Tiptoe. Rosie desenhou-os a todos num pequeno caderno de bolso: os nomes, o formato das cabeças, das presas, das orelhas, das manhas, das crias.
A dignidade no porte, os olhos ternos, a certeza que, apesar disso, estamos perante um animal selvagem que pode investir contra nós e esmagar-nos ao mínimo descuido; a maneira como protegem os seus, o conceito de família que também têm... tudo te comove, porque este sim, este é o rei dos animais, um dos que tem mais pontos em comum connosco: choram os seus mortos, não perdoam afrontas, não esquecem um cheiro, não esquecem os lugares que são a "casa" do grupo (mesmo quando estão há anos sem lá aparecer), têm joelhos (!) e quando os dobram é em solene indolência ou quase em prece, como nós.

Flora e a sua cria... se a memória não me falha, que a Rosie é que percebe disto de elefantes.

E à noite, depois da Rosie e colegas vos encantarem com as poderosas vozes negras de coral e vos puserem a abanar o rabo ao som da "Amarula", deixem-se subir até ao terraço do Lodge de Doro Nawas, peçam para desligar todas as luzes menos os milhõezinhos de pontos celestes. Estendam-se ao comprido, voltem o olhar e os coração para o alto e deixem-se embalar, que o deslumbre é garantido e outro céu assim não vos aparecerá em muito tempo.
Aqui não há tempo para pedir desejos, de tantas estrelas cadentes a riscar o céu. De repente o Universo é um bar aberto e o Caçador segue o Touro que segue a Cintura de Orion, que se perde nas Nuvens de Magalhães que chovem luz prateada no céu de Doro Nawas (e o Mark, armado em Carl Sagan, de lanterna na mão, aponta-as e explica tudo...) e o Cruzeiro não alinha com o ponteiro da bússula. Aqui, amores, perde-se o norte porque o sentido certo é o Sul.
Não admira que três almas penadas mal tenham ido à cama, nessa noite, e abrissem goelas à confissão e o coração à Amarula. "Amaze to stumble where Gods get Lost, beneath the Southern Cross...", como diz a tia Patty.

Quem resistir à madugada será recompensado...

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ok!! já percebemos.... mas será que não se fala de mais nada neste blog ou será que isto em vez de se chamar bicho do ouvido deveria-se chamar bicho do mato?! é que o mundo continua a girar.....

8:33 da manhã  
Blogger Bicho d'Ouvido said...

Por acaso já me lembrei disso, já. hehehe...
Mas, caro amigo ou amiga anónima, eu escrevo sobre o que de mais importante me aconteceu e, a pedido de algumas famílias, falo da viagem que fiz recentemente (e que foi realmente muito importante para mim). Há mais cantos na blogosfera para quem quer piadas sobre os candidatos presidenciais ou novidades culturais. É só saltar de galho em galho, os links estão aí. Além disso o neurónio é limitado e só se abalança a falar de uma aventura de cada vez.
E, já agora, era boa ideia que se apresentasse.
Boas escritas.

11:22 da manhã  
Blogger Dasha said...

Esta espectacular, já não vinha cá há algum tempo, e agora adorei:) Quando é que foste fazer estas viagens?
beijinhos

3:01 da tarde  
Blogger Bicho d'Ouvido said...

Olá, querida Dasha! Que saudades! Fui à Namíbia por uma semana, de 27 de Novembro a 3 de Dezembro. Foi uma experiência fabulosa.
Beijos!

3:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já chateia tanta bicharada vê lá se mudas o filme.O pessoal já sabe que foate a África deixa de tentar fazer inveja...

9:53 da manhã  
Blogger Bicho d'Ouvido said...

ó amigo!!! Mas não há mais capelinhas a visitar?! Aí tanto Marreta e Rititi à boa vida!...
A gerência agradece a preferência mas não precisa de cá vir só para dizer mal.

12:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não vim só para dizer mal mas se não aceita bem as críticas, temos pena...quem escreve para o público tem de aceitá-las bem, mas já vi que tem mau feitio.
Espero pela próxima história...será de África outra vez?

11:03 da manhã  
Blogger Bicho d'Ouvido said...

Parece-me a mim que a democracia, e o facto desta ser uma página pessoal, me garantem o direito de escrever sobre todas as coisas chatas me apetecer. Tanto quanto a si lhe garantem o direito de se aborrecer com elas e comentar o seu desagrado. As críticas são sempre bem vindas, desde que sejam constructivas. Parece-me arriscado e imprudente da sua parte tecer esse género de considerações sobre o meu carácter, sobretudo porque não nos devemos conhecer de lado nenhum.
Ah!... Também espero pelo seu próximo coment. Será que, dessa vez, vem assinado?...

11:31 da manhã  
Blogger Dasha said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

12:44 da tarde  
Blogger Dasha said...

Que duelo! Já passei por isto, Earworm... infelismente contra estes anónimos não há nada a fazer... Quer ignoras, quer lhe respondas.... eles continuam a chatear... Gosto muito mais das fotos de África do que posts de política, porque a política nem ligo muito, por isso.... Venham mais fotos!:) Deve ter sido uma experiência inesquecivel... e julgando pelas fotos... parece mesmo um filme de National Geographic:)

beijinhos

12:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Afinal há mais fotos! Que bom!...
:(
Quanto ao comentário anterior nem quero saber, não tem nada a ver com isso. Sabia que a política até é importante?

3:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home