2005-10-12

Os vossos dias de abundância estão contados










"Cada coração é uma célula revolucionária", diz a frase atrás deles. Na melhor das hipóteses, cada coração é uma bomba pronta a deflagrar e, o que apanhar no meio, são danos colaterais.
Os terroristas acidentais na foto são o aclamado Daniel Brühl – quem não se lembra do soberbo desempenho em 'Adeus Lenine', de Wolfgang Becker – Julia Jentsch e Stipe Erceg: Os Edukadores.
A arma deles é terrorismo poético, provocar a reacção sem fazer verdadeiro mal a ninguém. Uma ideia que não é propriamente nova: o misterioso Hakim Bey, autor de "Caos, os Panfletos do Terrorismo Ontológico" já dizia:
"Ande nú por aí.
Rapte alguém e faça-o feliz.
Arrombe casas mas, ao invés de roubar, deixe artefactos Poético-Terroristas."
Neste caso, as personagens optaram por deixar estranhas esculturas e instalações artísticas, feitas a partir das mobilias dos ricos, provocam o caos entre os seus bens – os bens que têm a mais. Vingam-se dos ricos com humor, mas não destroiem, não levam nada. Deixam uma mensagem: "Os vossos dias de abundância estão contados" ou "Têm demasiado dinheiro".

Este filme de Hans Weingartner – o neurocirurgião que se tornou realizador, que viveu numa casa ocupada de Berlim e a viu ser invadida por polícias e destruída – é uma ode ao idealismo, que na boca deles chega a raiar o moralismo ingénuo e datado. Mas vão vê-lo, antes que saia de exibição. Está no King, por enquanto.
Vale por Julia Jentsch, pela história de amor a três, pela recusa em perder a inocência e pelo Jeff Buckley a cantar as soberbas palavras de Leonard Cohen, no final do filme:

"Baby, I've been here before
I've seen this room and I've walked this floor
I used to live alone before I knew y'a.
And I've seen your flag on the Marble Arch
But love is not some victory march
It's a cold and it's a broken Hallelujah..."

2 Comments:

Blogger Der Überlebende said...

oi bitcho!

isto não anda famoso em termos de cinema.... Mas gostava bem de ver este filme de que falas!

maybe in the next world, como dizia o Morrissey....

enjoy

... e depois conta!

Der Uber.

12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Talvez seja interessante ter Jeff Buckley como banda sonora e provavelmente o facto de ser cinema alemão, mas para quem viu..... claro

8:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home